BCheeSE: Gestão integrada da organização de produção para garantia da rastreabilidade, autenticidade e valorização da fileira do queijo Serra da Estrela
Número do projecto:
Projeto PRR-C05-i03-I-000168
Iniciativa Emblemática:
Iniciativa Emblemática 10 - Excelência da organização da produção
Linhas de Acção - Agenda terra Futura:
PRR-C05-i03-I-000168-LA10.2 - Inovação organizacional: reconhecer modelos inovadores de organizações de produtores ou cooperativas, adaptados à pequena agricultura familiar e multiprodutos
PRR-C05-i03-I-000168-LA10.5 - Capacitação: capacitar as organizações de produção em gestão profissional, inovação organizacional, economia circular, de marketing e de comércio externo, promovendo a sustentabilidade das unidades produtivas dos seus associados.
Entidade Coordenadora:
Instituto Politécnico de Viseu - IPV
Entidades Parceiras:
INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia
Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela
Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE)
Agrupamento de Produtores da Raça Ovina Churra Mondegueira - Apromeda, CRL
Sensefinity Lda.
Casa Agrícola dos Arais, Lda.
António F. L. Vaz Patto, Lda
Quinta São Cosme-Sociedade Agro Industrial Unipessoal, Lda.
Natural da Quinta, Lda.
Sociedade Agro-Industrial Terras de Azurara, Unip., Lda.
Artovistrela Unip., Lda
Serraovinos - produção, comércio e abate, Lda
Breve descrição do projecto:
O projecto BCheeSE (Gestão integrada da organização de produção para garantia da rastreabilidade, autenticidade e valorização da fileira do queijo Serra da Estrela) assenta numa parceria de âmbito nacional que inclui associações de produtores ligadas à fileira do Queijo Serra da Estrela DOP (QSE), parceiros do sistema de I&D, empresas ligadas à fileira do QSE e distribuídas pelo território da DOP e o Centro de Competências de Agricultura Familiar e Agroecologia.
Considerando um conjunto de problemas devidamente identificados e a caracterização da situação de partida, este projeto propõe-se explorar oportunidades e desafios a partir da reorganização das cadeias de produção, de uma forma integrada e sinérgica, associadas à fileira do QSE DOP.
No âmbito do projeto será realizada uma avaliação da situação atual nos vários elementos da fileira do QSE (produtores de leite e borrego, queijarias, produtores de flor de cardo, canais comerciais), através de inquéritos e grupos focais sobre os processos produtivo e organizacionais que permitirão uma caracterização dos produtores, das explorações e do nível de organização.
Este trabalho será consolidado num sistema de informação geográfica relativo às pastagens (explorações), campos de cardo e queijarias com o objetivo de se identificar e sistematizar os pontos críticos da fileira para a futura apresentação de soluções (checklists e boas práticas).
Concomitantemente serão implementadas dinâmicas de experimentação e processos de validação no contexto produtivo e industrial, de forma a apoiar o estabelecimento de referenciais para a gestão integrada da cadeia produtiva e comercial dos produtos.
Todas estas atividades serão consubstanciadas e suportadas com a criação e implementação de uma plataforma de blockchain para tornar as empresas mais seguras, produtivas e organizadas, dando suporte à recolha de informação e tomada de decisão. Esta estrutura digital é um meio para estabelecer confiança nos diferentes players da fileira, permitindo a sistematização dos diversos processos da cadeia produtiva, facilitando a gestão e o controlo económico, da qualidade higiossanitária e organolética dos produtos.
Face aos desafios colocados pelas alterações climáticas será realizada a avaliação da pegada de carbono ao longo da fileira, como contributo ecológico para validação dos sistemas, processos e produtos que tenham maior contributo no sequestro de carbono, permitindo o ajustamento de procedimentos organizacionais e produtivos para mitigar os gases com efeito de estufa.
No âmbito da estratégia de promoção e valorização da fileira serão estabelecidas as estratégias de marketing (brand, emocional, territorial) e formas e canais de comercialização mais adequadas a cada produto. Pretende-se mostrar, na lógica de Marketing Territorial, o que se conseguirá com este projeto, no qual todos os ingredientes e produtos: leite, flor de cardo (queijo e requeijão) e borrego provenham de recursos endógenos da Região Centro e que sejam absolutamente exclusivos e promovam a valorização dos produtos da fileira.
Em última instância, a valorização que se pretende dos produtos DOP vai ser potenciadora da fixação das populações nos territórios de interior e da atratividade turística por preservarem e valorizarem os seus patrimónios históricos, culturais e ambientais.
A consolidação deste projeto conseguir-se-á com a criação do “Observatório do Queijo Serra da Estrela” como resultado de toda a experiência e sinergias desenvolvidas, sendo uma estrutura constituída por entidades públicas e privadas que representam as mais diversas áreas técnico-científicas, de produção, regulação e certificação, relacionadas com a fileira.
A Comunicação e disseminação dos resultados terá diversos modelos e assume-se como tarefa crucial no papel proativo de extensão rural aos produtores e na divulgação das ações desenvolvidas e resultados obtidos, tendo como alvo os diferentes atores da fileira bem como os consumidores.
Cronograma (ficheiro imagem em anexo):
Página Web:
Em construção
Contactos:
Jorge Oliveira (Coordenador)
joliveira(@)esav.ipv.pt